- Na fotografia de gastronomia, a linha que divide o “apetecível” e o “não apetecível” é bem tênua.
- Uma fotografia mal feita não prejudica apenas a imagem do seu produto, como também a imagem da sua empresa e a marca/nome dela.
- Uma imagem não transmite cheiro nem sabor, mas precisa atiçar o olfato e paladar apenas com a visão, e o fotógrafo é especialista em transmitir sensações/sentimentos por meio de imagens.
- Fotografia significa desenhar com a luz, sendo assim, os fotógrafos sabem explorar a luz para valorizar as cores, formas e texturas dos alimentos.
- Bons fotógrafos (e food stylists) estudaram assuntos relacionados a estética, forma, cores, signos, etc a teoria das cores e por causa disto sabem quais elementos visuais usar nas fotografias.
- Profissionais estudam e planejam cada trabalho, desta forma otimizando o tempo, custo e evitando desgastes das partes envolvidas durante e após a produção.
- Em termos de equipamentos, os profissionais possuem as ferramentas específicas para cada tipo de trabalho, como lentes, câmeras, luzes, etc.
- As fotografias precisam ser belas por si só, mas também devem ser planejadas para integrar-se nas diferentes peças gráficas em que elas serão aplicadas.
- Em questões tributárias, profissionais possuem CNPJ e desta forma, emitem nota fiscal dos seus trabalhos e pagam impostos.
- Caso o cliente saiba que necessita de fotografias, mas não sabe exatamente quais, profissionais analisam as suas necessidades e problemas e sugerem as soluções para as mesmas.
Fonte:Heiko Grabolle e Michel Téo Sin
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